Ateliar Cultural

O Atelier

O Atelier Cultural é uma empresa que presta serviços, elabora e produz produtos e ações voltadas para a educação, cultura e cidadania. Desde 1998 no mercado nacional e internacional, a Atelier Cultural se destaca, não somente como proponente, mas também como parceira de instituições públicas e privadas na realização de projetos, atuando nos seguintes segmentos:

CULTURA

Num mundo conectado, onde o tempo e as distâncias são cada vez menores, a realização de projetos e eventos culturais em âmbito nacional e também internacional é cada vez mais urgente. Sintonizada com as demandas de seu tempo, o Atelier Cultural realiza ações neste sentido, possuindo em seu currículo ações em diferentes regiões do Brasil e da Europa, tais como:

Espetáculos de MÚSICA e DANÇA, destacando no Brasil a série “Improvisos” de música e dança. Respondendo pela criação e realização, a Atelier Cultural já levou este projeto para os palcos do RJ e BH, promovendo o encontro de músicos, bailarinas e companhias de dança num mesmo espetáculo, tais como Angel Vianna, Dudude Hermann, Primeiro Ato, Ballet Jovem do Paládio das Artes, Grupo Giramundo, Sesc Cia de Dança, Cia de Dança Palácio das Artes, Tizumba, Weber Lopes, Celio Balona e Paulinho Santos…
Na Europa, o Atelier Cultural também atuou nesta área, produzindo, o espetáculo de dança “Winds of Amsterdam” no teatro Engelenbak em Amsterdam e também o projeto de improviso no The Hub Amsterdam e Codarts, em Rotterdam.
Atuando também no TEATRO, a Atelier Cultural idealiza a Cia Mano a Mana e produz o espetáculo “Memórias em Improvisos”, dirigido por Chico Pelúcio, integrante do premiado Grupo Galpão (MG), que participou dos festivais de inverno de Mariana e São João Del Rei (MG), Festival de Teatro de Curitiba (PR) e no SESC Palladium, (MG).
Com grande experiência na realização de SHOWS em teatros e ao ar livre, o Atelier Cultural destaca-se pelos projetos realizados para a Caixa Cultural e o SESC, com o qual manteve uma parceria de 10 anos, produzindo mais de 300 shows de música instrumental nacional e internacional, sendo responsável pela programação musical, produção artística e executiva. ARTISTAS NACIONAIS como: Hermeto Pascoal, Carlos Malta, Leo Gandelman, Altamiro Carrilho, Turíbio Santos, Paulo Moura, Duofel, Toninho Horta, Barbatuques, Sivuca, Roberto Menescal, Uakti. Além das atrações internacionais em diferentes projetos no Brasil: Quarteto Sueco, Ron Carter, Laura Fygi, Cello Octet Amsterdam e Pat Metheny em BH. No exterior foi responsável pela turnê do músico Antonio Nóbrega em Madri e shows de Joyce, Ivan Lins, Wagner Tiso no Madrid Jazz festival.

Desde 2015 produz a série Domingos Clássicos, uma parceria da orquestra Ouro Preto e o Sesc Palladium em Belo Horizonte.

Atualmente além de produzir o Festival Musimagem desde 2014 no CCBB BH, o Atelier produz o maior prêmio de violão popular no Brasil, o Prêmio Chico Mario de Violão no Sesc Palladium.

Os FESTIVAIS DE FILMES BRASILEIROS, além de eventos, projetos e produção musical para CINEMA, também fazem parte da expertise do Atelier Cultural, atuando na curadoria, exibição, produção e composição de trilhas sonoras, com projetos realizados no Brasil e exterior. No Brasil, produziu com a produtora No Ar Comunicação (RJ) o documentário “3 três irmãos de Sangue”, sobre a vida e a obra do cartunista Henfil, do sociólogo e idealizador da “Campanha Contra a Fome” Betinho e o músico Francisco Mário.
Na Europa, produziu o Festival de Cinema Brasileiro Novocine,; o Festival de Cinema de música Brasileira no Festival de Jazz de Madrid, atuando na curadoria dos filmes e o Festival Visual 2008, responsável pela curadoria – evento de estreia do filme “Tropa de Elite” na Espanha. Na Holanda, o Atelier Cultural realizou a consultoria para o festival Beeld voor Beeld.
Além disso, criou e produziu mais de 10 trilhas sonoras para teatro e cinema no Brasil, entre eles: Abdias Nascimento (Aída Marques); Brilhante (Conceição Senna);Iluminados (Cristina Leal); Evandro Teixeira – Instantâneos da Realidade (Paulo Fontenelle).
As EXPOSIÇÕES de artes visuais, também fazem parte de sua história, ocupando espaços como a Casa de Cultura Laura Alvin, envolvendo obras de artistas como Ziraldo, Henfil, Fortuna e Nani, além da exposição sobre Francisco Mário 50 anos no Oi Futuro;
EDITORA
Inicialmente atuando como produtora cultural, ampliou suas ações relacionadas à elaboração de produtos culturais como cds, dvds.

– produção do CD “A Música de Chaplin” com João Carlos Assis Brasil, Gilson Peranzzetta e Leandro Braga para a gravadora Lua Discos e também de vários cds de música instrumental e trilhas para cinema do compositor e instrumentista Marcos Souza.

– produção para a gravadora Rob Digital de CDs de diversos artistas como Lia de Itamaracá, Elisa Lucinda com Marilia Pera e Zeca Baleiro, Nicanor Teixeira com Egberto Gismonti, Elton Medeiros, entre outros.

– Produção e idealização do livro/songbook sobre Francisco Mário, com biografia trilíngue, 4 CDs e partituras de 89 músicas. Editora Atelier Cultural, em parceria com SESC Rio.

EDUCAÇÃO:

Por meio de uma abordagem diferenciada de suas ações e produtos, o Atelier Cultural promove a educação e a cidadania realizando ações destinadas a professores, estudantes e também para o público em geral. Neste segmento, produziu o evento “Suíte Brasil 500 anos” na Sala Cecília Meirelles e no CCBB Educativo do RJ, com o escritor Affonso Romano de Sant`Anna e o historiador José Murilo de Carvalho. Além de debates com professores sobre o filme 3 Irmãos de Sangue, incluindo exibição e pocket-show com as músicas da trilha sonora para a Fundação Roberto Marinho em BH, Manaus e RJ, na Academia Brasileira de Letras.

Com toda esta bagagem nacional e internacional, o Atelier Cultural, a cada dia amplia suas ações e se configura como uma importante parceira das iniciativas públicas e privadas que promovem e disseminam a educação, a cultura e a cidadania para o povo brasileiro. Para saber mais sobre projetos, ações, produtos e serviços do Atelier Cultural, entre em contato com a gente.

Estrutura
DIREÇÃO

Coordenadora – Nivia Souza

Direção de Produção e Cantora/Atriz/Bailarina – Karina Souza

EQUIPE

Ana Souza – Produtora

Ricardo Petracca – Compositor, arranjador de cordas e orquestra

image1 (2)

 

telefone

(21) 98277.4683

by bolo de nozes