Ateliar Cultural

portfólio

  • Prêmio Chico Mario de Violão

    O maior Prêmio de Violão Popular do Brasil na atualidade, tem o intuito de valorizar o trabalho de músicos e instrumentistas que se dedicam ao instrumento musical mais consumido do País, o violão, e celebrar a obra do compositor mineiro Chico Mário, expoente da música instrumental nacional e pioneiro da produção de discos independentes.

    Francisco Mário foi um dos pioneiros do disco independente no Brasil ao lado de Antonio Adolfo e o primeiro a utilizar a ferramenta de crowdfunding no Brasil, em 1980, para produzir seu segundo disco “Revolta dos Palhaços”. Mineiro e violonista respeitado, deixou quase 90 obras, 8 discos e 3 livros em seu pouco tempo de vida. Irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho, Chico Mário, como era carinhosamente chamado, faleceu 14 de março de 1988, aos 39 anos. Para divulgar sua importante obra violonística, fomentar a cultura mineira, incentivar a criação independente e valorizar o instrumento mais popular do Brasil, o violão, o Prêmio Chico Mário de Violão irá dar prêmios em dinheiro, um violão Yamaha e um troféu especialmente desenhado pelo designer Maurizio Manzo, através do Instituto Cultural image1 (2)Chico Mário. Será o primeiro prêmio de violão popular com este valor no Brasil, que agraciará intérpretes de qualquer nacionalidade!

    http://www.institutochicomario.org.br/1o-premio-chico-mario-de-violao-popular/

  • Trilha Sonora Original de Marcos Souza/Atelier Cultural!!

    Trilha sonora Original de Marcos Souza para novos filmes!! Acabamos de produzir a música original do programa Ciência em Gotas, exibido pela TV Fiocruz.

    Ciência em Gotas

    Música Original de Marcos Souza/Atelier Cultural

    CIÊNCIA EM GOTAS – BERTHA LUTZ

    http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Ciencia-em-Gotas-Bertha-Lutz-INT-0003

    CIÊNCIA EM GOTAS – CARLOS CHAGAS

    http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Ciencia-em-Gotas-Carlos-Chagas-INT-0004

    CIÊNCIA EM GOTAS – JOHANNA DOBEREINER

    http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Ciencia-em-Gotas-Johanna-Dobereiner-INT-0005

    Este ano serão produzidos mais filmes, em homenagem aos grandes nomes da ciência brasileira. Ainda este ano o Atelier Cultural irá produzir e lançar a música original de filmes como “Simplesmente Angel” de Cristina Leal e “Henfil” de Angela Zoé no cinema e “Botofé” série de TV da produtora Giros Produções, além de “Anjos de Ipanema”, da diretora Conceição Senna e “Chico Mário” de Silvio Tendler!!

     

     

     

     

    CIÊNCIA EM GOTAS – MAURICIO ROCHA E SILVA

    http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Ciencia-em-Gotas-Mauricio-Rocha-e-Silva-INT-0006

  • 14 de Março – 29 anos de morte do Chico Mário!

    Flyer 14 de março 2017 - chico Mário

  • Depois do Sucesso do 1º Encontro Festival Musimagem, CCBB BH recebe em setembro de 2016 o 2º Encontro Festival Musimagem!

    O Festival Musimagem Brasil surge para dar visibilidade à produção musical composta para as diversas linguagens do audiovisual, e levantar o debate sobre o mercado de composição no Brasil e no mundo.

     
    A imagem sem a música muitas vezes perde a dimensão, a densidade e até o sentido. Desta forma, o maior desejo da Musimagem Brasil, e deste Festival é casar estas duas artes complementares, mostrando a importância do compositor na transmissão de idéias, histórias e entretenimento audiovisual.
    Através dos Workshops, Mesas de Debate e Grupos de Trabalho, aprofundaremos essas discussões e todas as possibilidades de crescimento profissional e mercadológico para o compositor de Música Original. Cada formato e cada tema desenvolverão objetivos específicos, que serão registrados e irão virar documentos, afim de contribuir para o crescimento deste segmento.
     
    Este experiência completa, inédita no Brasil, é voltada não somente para o público profissional, mas também para público entusiasta, já que música para cinema, TV, comerciais, video-games, habita o imaginário popular. Serão quatro dias de festival com temas como A Música no Cinema Brasileiro, Direitos Autorais no Audiovisual, Música na Dança, Teatro e Videoarte, Música Novidades Tecnológicas, Música Original para Imagem nos Festivais e em Grandes Eventos. Workshops, debates, concertos ao vivo e grupos de trabalho de profissionais da área serão palco deste que será um festival anual e importante para o cenário brasileiro.
     
    http://festival.musimagembrasil.com/
    150809_OOP_FestivalMusimagem_TrilhasSonorasNacionais_CCBBBH_FotoNatyTorres-5

     

     

  • Cia Mano a Mana apresenta “Memórias em Improvisos” em Ouro Preto

    Início: 12/08/2016 20:30 em Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA)

    Governo de Minas Gerais e Gerdau apresentam o espetáculo cênico-musical Memórias em Improvisos: Mano a Mana, sexta-feira (12), às 20h30, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA), rua Paraná, nº136 no Centro histórico de Ouro Preto.

    Um misto de movimentos, sons e interpretações, com elementos cênicos capazes de transmitir as mais sutis recordações. Com direção de Chico Pelúcio (Grupo Galpão), Memórias em Improvisos é uma peça estrelada pelos irmãos Marcos e Karina Souza, que formam o Mano a Mana e conta com inúmeros improvisos, criados a partir de memórias do pai Chico Mário (irmão de Betinho e Henfil), com uso de linguagens artísticas distintas, como música, dança, teatro, textos e gravações.

     

    Flyer Virtual Memorias em Improvisos - Ouro Preto 2016

  • Domingos Clássicos 2016 no Sesc Palladium

    Regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. A proposta é o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas. Em seu legado, destacam-se a indicação ao Grammy Latino pelo disco Latinidade, o convite para se apresentar no Philharmonic Hall de Liverpool e o lançamento dos DVDs Valencianas.

    A Série Domingos Clássicos surge para ocupar o Grande Teatro do Sesc Palladium a cada segundo domingo do mês, dando continuidade ao projeto do Sesc de democratização da música clássica.

    . OOP Palladium

  • Cia Mano a Mana faz turnê com o Espetáculo “Memórias em Improvisos” Teatro Cacilda Becker – RJ novembro de 2015

    A Cia Mano a Mana apresenta nos dias 12 a 15 de novembro de 2015 o espetáculo “Memórias em Improvisos”, pocket show das músicas de Chico Mário, exibição do filme “3 irmãos de Sangue” com debate e oficina.

    Quinta – 12/11:

    20:00 horas
    Exibição do filme 3 irmãos de sangue com música e debate – Marcos Souza e Karina Souza

    Sexta – 13/11:

    20:00 horas
    Espetáculo Memórias em Improvisos com Marcos Souza e Karina Souza

    Sábado – 14/11:

    14 às 17 horas
    Oficina com Marcos e Karina Souza

    20:00 horas
    Espetáculo Memórias em Improvisos com Marcos Souza e Karina Souza

    Domingo – 15/11:

    19:00 horas
    Espetáculo Memórias em Improvisos com Marcos Souza e Karina Souza

    20:00 horas / Em seguida
    Mesa redonda sobre dança e trilha “Na Trilha da Dança”, com Rodrigo Russano, Marcos Souza, DJ Nino Carlo e Karina Souza

     

  • Domingos Clássicos no Sesc Palladium

    Jornal O Tempo

    Sesc Palladium lançou em abril a Série Domingos Clássicos!

    Orquestra Ouro Preto abre a temporada de 2015 e convida o público para um concerto com repertório diversificado.

    O Sesc Palladium inaugurou no dia 12 de abril a Série Domingos Clássicos, uma parceria entre o centro cultural e a Orquestra Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo. A iniciativa prevê a ocupação do Grande Teatro do Sesc Palladium a cada segundo domingo do mês, de abril a dezembro. As apresentações terão ingressos a preços populares, R$5 (inteira). Com isso, o Sesc Palladium dá continuidade às ações de democratização e valorização da música clássica.

    A Série Domingos Clássicos é uma realização do Sesc, com curadoria de Rodrigo Toffolo e Marcos Souza e produção do Atelier Cultural e do Instituto Ouro Preto.

    Orquestra Ouro Preto_Domingos Classicos

  • Madrid Jazz Festival e Novocine

    Festival de Jazz de Madrid 2008

    Produziu na Espanha os shows de Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, Ivan Lins e Joyce no Madrid Jazz Festival, além de ser curador de cinema de música brasileira no Festival de Jazz de Madrid. Participou da idealização e produção do festival Novocine (http://novocine.es/) com participações de diretores como Andrucha Waddington, Marcos Prado, Lucia Murat.

    Gilson e Marcos - Madrid 2007

    Visual 2008

  • Búzios Jazz Instrumental

    Produção e Programação do festival Búzios Jazz Instrumental com encontros de nomes consagrados com novos nomes do cenário musical brasileiro como Sivuca & Daniela Spielmann, Hermeto Pascoal & Gabriel Grossi, Wagner Tiso & Cristina Braga e Zé da Velha e Silvério Pontes & Bruno Rian.

    teste

    Búzios Jazz Instrumental

    Búzios Jazz Instrumental

telefone

(21) 98277.4683

by bolo de nozes